Uma grande parte do continente é apresentada à influência do clima tropical. Na África oriental, montanhas param a monção do Oceano Índico.
O clima de África é fortemente influenciado pelo fato de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à excepção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterraneo.
Distingue-se várias grandes zonas climáticas. A parte central do continente e a costa oriental da Madagáscar têm um clima caraterístico da floresta pluvial tropical. A temperatura média é cerca de de 26,7 °C, com precipitações anuais próximas1 800 mm. O clima da costa da Guiné assemelha-se ao clima équatorial, mas as chuvas concentram-se só uma numa estação; não há contudo meses sem chuva.
Ao norte e o Sul, o clima da floresta pluvial deixa o lugar ao clima tropical, caraterizado por uma estação húmida durante os meses de verão e uma estação seca durante os meses de inverno, que se alonga à medida que aproxima-se trópicos. As precipitações anuais totais variam1 500 mm550 mm.
De parte e outro do Equador, a humidade diminui quando a latitude aumenta, e passa-se floresta densa à floresta à folhas caducas seguidamente à floresta clara e por últimola savane. Le Sahelé uma zona climática intermédia entre savane e o deserto onde as precipitações (400600 mm) permitem ainda a cultura do painço sem irrigação, por conseguinte a existência de uma agricultura de subsistência elementar.
Muito vastas extensões têm um clima árido, ou desértico. O Sara, no norte, o Abyssinie, no leste, e Kalahari e o deserto do Namib, no sudoeste, recebe menos250 mmde chuvas por ano. Ao Sara, as variações de temperatura entre o dia e a noite, e entre as estações são importantes. Durante a estação fria, a temperatura noturna cai frequentemente debaixo 0 °C.
As zonas de clima e de vegetação mediterrânicos encontram-se extremo no noroeste e o extremo sudoeste da África. Estas regiões são caraterizadas por invernos suaves e húmidos, e verões quentes e secos. Sobre as bandejas da África oriental, em especial ao QUÉNIA e o Uganda, as precipitações são repartidas bem ao longo de todo o ano e as temperaturas são iguais. O clima da elevada bandeja da África do Sul é moderado na região do Cabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário